A Anvisa aprovou no último dia 13 o registro da vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada) em nome do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A vacina é fruto de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada entre a Fundação e o parceiro privado GlaxoSmithKline Brasil Ltda.
A vacina sarampo, caxumba, rubéola e varicela (atenuada) é indicada para a imunização ativa de crianças com idade de 12 meses a 12 anos. A utilização da vacina deve ser baseada nas recomendações oficiais do Ministério da Saúde.
O calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) passou a contar, a partir de setembro de 2013, com a vacina tetravalente viral.
A vacina tetra viral é recomendada em dose única, para crianças de 15 meses a 23 meses e 29 dias, desde que a criança já tenha recebido a primeira dose da tríplice viral, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses e nascido a partir de 01/06/2012.
Até então, esse imunizante era importado e ofertado apenas na rede púbica em caso de surtos ou campanhas específicas, por meio de transferência de tecnologia, o Brasil está produzindo a vacina contra varicela que substituirá a segunda dose da tríplice viral.
Com informações da ANVISA