Qualquer fumante sabe que abandonar o cigarro é uma medida fundamental para melhorar a sua qualidade de vida, evitar doenças e viver mais. Mas essa é uma missão desafiadora para a maior parte dos tabagistas. Uma pesquisa da Unifesp mostrou que nove em cada dez fumantes gostariam de largar o cigarro, sendo que a maioria (63%) já tentou fazê-lo, sem sucesso. Em Bio-Manguinhos, desde 2008, o programa Bio Livre do Tabaco (BLT) ajuda os fumantes a deixarem o vício para trás.
No Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco (31/5), o Programa de Valorização e Reconhecimento do Departamento de Recursos Humanos (PRV/Dereh) presenteou os colaboradores que conseguiram vencer esse desafio com uma muda de planta. O gesto foi para lembra-los dessa vitória e estimula-los a se manterem firmes na decisão, o que para Beatriz Ayres é o mais difícil. “O programa me ajudou muito, com o acompanhamento dos profissionais e mais ainda com os adesivos usados no tratamento. Parei de fumar há cinco anos, e o mais difícil não foi parar mas me manter longe do cigarro”, afirma ela.
Colaboradores do PRV entregam mudas de plantas como
um reconhecimento aos que pararam de fumar
Adenauer Cruz Teixeira, do Departamento de Controle da Qualidade, é outro exemplo de superação. Foi preciso duas tentativas. A primeira foi por conta própria, e não conseguiu parar de fumar completamente. “Fumava menos. Mas não parei por completo. Com o programa, eu consegui, mas não foi fácil”. Para ele, sua decisão só trouxe benefícios. “Minha capacidade respiratória melhorou bastante, a qualidade do meu sono aumentou e meu paladar também está melhor”.
O programa BLT teve início em 2008, se espelhando em um já existente na rede pública municipal. A ideia era facilitar a participação dos funcionários, oferecendo o programa no local de trabalho. Desde então, 256 colaboradores, de Bio e da Fiocruz, já participaram. Em média, 40% largaram o cigarro. Os encontros acontecem uma vez por semana na Seção de Medicina do Trabalho e são restritos aos funcionários. Para se inscrever, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Jornalista e imagem: Rodrigo Pereira - Assessoria de Comunicação/Bio-Manguinhos