Apesar de ser tradicionalmente ensinada nas escolas, a ciência, por vezes, passa a ser vista pelas crianças como algo distante da sua prática cotidiana. Para modificar este cenário, educadores tem criado iniciativas de popularização, traduzidas em brincadeiras e dinâmicas que, de forma lúdica, facilitam o processo de ensino - aprendizagem, tornando a matéria algo muito mais divertido e fácil.
Uma dessas iniciativas é o aplicativo gratuito Cata Ciência, que tem como missão facilitar a busca de Centros e Museus de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, incentivando a visitação. Seus usuários são professores, alunos, curiosos e amantes das ciências, que, além de conhecer os locais, podem traçar as melhores rotas de acesso.
No App, estão disponíveis notícias atualizadas sobre ciência, dicas especiais de programação, curiosidades e um mapa interativo. Para download na App Store e Google Play, a iniciativa tem feito sucesso entre jovens e crianças e foi desenvolvida pelo químico carioca Luiz Felipe Dantas, como parte do seu mestrado em Ensino de Ciências da Natureza, na Universidade Federal Fluminense (UFF).
App tem notícias atualizadas sobre ciência, dicas especiais de
programação, curiosidades e um mapa interativo
Outra iniciativa interessante voltada para o público infantil é a área de materiais gratuitos do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o Sinitox da Fiocruz. Eles publicam a revista “Brincando e Aprendendo”, que divulga formas de prevenção de acidentes com produtos tóxicos, plantas e animais peçonhentos.
O Ciência Hoje para Crianças (CHC) é outro portal que com um layout atraente, linguagem simples e design interativo, chama a atenção dos pequenos para diversos temas interessantes, como saúde, química, astronomia, matemática, geografia, e etc. Tudo isso com muitas ilustrações, histórias em quadrinhos, vídeos e imagens divertidas. Quando completou 100 anos, para contar sua história e dos grandes cientistas que por lá passaram, a Academia Brasileira de Ciência (ABC) fez um livro especial contendo aventuras de Santos -Dumont, Carlos Chagas e Oswaldo Cruz. Baixe aqui o livro gratuitamente.
No CHC, é possível conhecer a ciência através de seu aspecto lúdico e cotidiano
O Museu da Vida também publica, diariamente, uma série de dicas de programação infanto-juvenil, com destaque para peças, exposições e jogos educativos. Confira algumas dicas de sites que podem ajudar a tornar o ensino da ciência mais divertido:
Ciência Hojehttp://chc.org.br/
Clube do Explorador Mirimhttp://exploradormirim.blogspot.com.br/
Ciência Divertidahttp://cienciadivertidabrasil.com.br/
Escola Kidshttp://escolakids.uol.com.br/ciencias/
Jornalista: Isabela Pimentel
Imagens: Divulgação