O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (9) uma campanha para detectar hepatite C. Quem fez alguma cirurgia, transfusão de sangue, transplante ou uso de seringas não descartáveis antes de 1993 pode ter contraído hepatite C. A doença é silenciosa e pode ficar anos sem manifestar sintomas, podendo evoluir para câncer, cirrose e até levar à morte. Por isso, é importante fazer o teste de detecção em uma unidade de saúde. Além de rápido, seguro, sigiloso, ele é primeiro passo para cura.
O QUE SÃO HEPATITES VIRAIS?
São doenças silenciosas causadas por vírus que prejudicam o fígado. São classificadas por letras: A, B, C, D e E. Podem levar à cirrose e ao câncer.
COMO SABER SE TENHO HEPATITE C?
Até 1993, não havia teste para a detecção da Hepatite C. Por isso, recomenda-se o teste para pessoas a partir dos 40 anos. O procedimento pode ser feito nas unidades de saúde.
E SE FIZ SEXO SEM PROTEÇÃO?
Procure uma unidade de saúde para receber orientações e fazer o teste de Hepatite C e de outras infecções sexualmente transmissíveis.
E SE EU ESTIVER COM HEPATITE C?
A doença é silenciosa. Por isso, é importante fazer o teste o quanto antes. Quando necessário, o médico indicará o tratamento, que pode ser feito pelo SUS.
COMO É O TRATAMENTO DA HEPATITE C?
Em 2015, novos medicamentos foram incorporados ao tratamento da Hepatite C crônica. A terapia tem duração de até 24 semanas e é altamente eficaz.
COMO SE PREVINE A HEPATITE C?
Use preservativo, não compartilhe seringas e agulhas, escovas de dentes e lâminas de barbear e depilar. Tenha seu próprio kit para manicure. O material de tatuagem deve ser descartável.
Veja o vídeo da campanha aqui.
Leia mais:
Hepatite C: sintomas, transmissão e prevenção
Conheça o teste NAT HIV/HCV/HBV
Você sabe diferenciar as hepatites A, B, C, D e E?
Fonte: Ministério da Saúde