O Ministério da Saúde lançou Boletim Epidemiológico reunindo análises sobre as principais doenças que atingiram o Brasil ao longo dos últimos 16 anos. O material está disponível para download gratuito.
A publicação desta edição especial marca a adoção de um novo modelo de divulgação feita pela Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério para as doenças em saúde pública.
A partir desta quarta-feira 02 de outubro, em cronograma semanal, a pasta passará a divulgar boletim multitemático unificado, que abordará dados e análises de diferentes doenças, a partir de seus respectivos cronogramas de atualizações. Segundo o Ministério, o novo modelo “segue experiências mundiais”.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, destacou o aspecto informativo da publicação. “Estamos completando 16 anos da nova estrutura da vigilância em saúde no Brasil, que tem a informação como principal produto.
A edição especial do boletim epidemiológico vem para marcar essa data e é uma fonte oficial e transparente de informação, que mostra a evolução histórica de 39 doenças e 16 agravos e eventos em saúde pública. Trata-se de uma divulgação proativa de informação de interesse público, e uma forma diferenciada de olhar para o passado para qualificar o futuro”, comentou.
Esta edição especial permite o acesso facilitado ao cenário de diferentes doenças nas 27 unidades da Federação, o que colabora com a formulação de políticas públicas regionalizadas.
A edição aborda 55 assuntos que fazem parte da rotina da vigilância, que se dividem em 39 doenças e 16 agravos e eventos em saúde pública. São divulgadas, no material, informações sobre:
- Doenças Transmissíveis com Potencial Epidêmico
- Doenças Transmissíveis com Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Doenças Crônicas não Transmissíveis e Violências
- Perfil de Nascimentos e Mortalidade
- Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador
- Gestão de Emergências em Saúde Pública
- Processos Estruturantes da Vigilância em Saúde
- Instituto Evandro Chagas
Leia também:
Boletim Epidemiológico ‘Vigilância em Saúde no Brasil 2003|2019’
Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Ministério da Saúde