O Ministério da Saúde abriu consulta pública até 31 de agosto para a confecção do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, iniciativa que objetiva “contribuir para uma vida mais saudável e ativa, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida da população”. Qualquer cidadão pode enviar sua sugestão através de formulário eletrônico.
Resultado de parceria entre o Ministério da Saúde e pesquisadores, o Guia tem seu lançamento previsto ainda para 2020 e faz parte de um conjunto de ações intersetoriais com orientações para as diferentes realidades e contextos de vida da população brasileira.
A prática regular de atividade física contribui para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada/vigorosa ou 75 minutos de vigorosa como meio de reduzir a possibilidade de surgimento dos cânceres de mama e de cólon, diabetes, cardiopatias e acidente vascular cerebral. Por outro lado, o sedentarismo apresenta riscos à saúde.
Acesse o Guia de Atividade Física para a População Brasileira
Jornalista: Paulo Schueler, com informações do Ministério da Saúde. Imagem: PCH Vector, Freepik