As entregas de vacinas COVID-19 produzidas pelo Serum Institute of India para economias de baixa renda participantes do Covax Facility enfrentarão atrasos durante março e abril.O consórcio Covax Facility divulgou nota a respeito do atraso nas entregas de vacinas produzidas pelo Instituto Serum, da Índia.
De acordo com a iniciativa, "as entregas de vacinas COVID-19 produzidas pelo Serum Institute of India para economias de baixa renda participantes do Covax Facility enfrentarão atrasos durante março e abril, enquanto o Governo da Índia enfrenta uma nova onda de infecções por COVID-19. Covax e o governo da Índia continua em negociações para garantir que alguns suprimentos sejam concluídos durante março e abril".
Acordo entre o Gavi Alliance e o Serum instituti que o laboratório forneça a vacina Oxford/AstraZeneca para 64 economias de baixa renda que participam do Gavi Covax AMC, incluindo a Índia.
"Até o momento, o Covax foi abastecido com 28 milhões de doses da vacina e esperava-se que mais 40 milhões de doses estivessem disponíveis em março, e até 50 milhões de doses em abril.
O Covax notificou todas as economias afetadas sobre possíveis atrasos e o Serum prometeu que, além de fornecer à Índia, priorizará a solução multilateral do Covax para distribuição equitativa".
Os países participantes também receberam orientação da Organização Mundial da Saúde sobre a otimização das doses "sob um ambiente de fornecimento restrito".
Jornalista: Paulo Schueler, com informações da OMS. Imagem: Rodrigo Pereira, Bio-Manguinhos/Fiocruz.