Cenários epidemiológicos, emergências sanitárias e previsões para as próximas décadas foram a pauta no seminário online O Brasil depois da pandemia – Riscos, adoecimento e morte no século 21: desafios para o sistema de saúde, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã na segunda-feira (17).
O evento marcou a publicação de três documentos:
- Possíveis Cenários Epidemiológicos para o Brasil em 2040, de autoria do vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa; e do docente da Universidade de Brasília (UnB), Walter Ramalho;
- Mortes por Causas Externas no Brasil: Previsões para as próximas duas décadas, do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Paulo Nadanovsky; e da docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana Paula Pires dos Santos; e
- Vigilância Epidemiológica e Emergências em Saúde Pública produzidas por Agentes Infecciosos, dos pesquisadores Maria Glória Teixeira, Eduardo Hage Carmo, Ramon da Costa Saavedra e Maria da Conceição N. Costa.
O evento contou com abertura do coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha; e moderação do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha.
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Pikisuperstar, Freepik.