I Support My Friends, campanha lançada pelo Unicef com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece às crianças e adolescentes ferramentas e dicas para apoiarem seus amigos durante eventos angustiantes, como é o caso da pandemia da COVID-19. Com base nos princípios de Primeiros Socorros Psicológicos (PFA), o treinamento foi testado em quatro países (Japão, Jordânia, Mongólia e Turquia), e os resultados foram considerados "encorajadores".
“Quando ouvi falar dos PFAs pela primeira vez, pensei que era algo que só os profissionais poderiam fazer e que seria difícil adotá-los. No entanto, gostei de aprender a ouvir meus amigos, pedindo ajuda se eu acreditasse que era certo fazer isso e ajudando a reduzir as preocupações deles também”, afirmou uma adolescente de 15 anos participando de um treinamento no Japão.
O desenho e o piloto do programa são uma colaboração entre a OMS, Unicef, Save the Children e MHPSS Collaborative.
“Crianças e adolescentes são frequentemente os primeiros a percebeer como seus amigos são afetados por eventos angustiantes, seja em casa ou no ambiente escolar, e também durante crises de grande escala, como um desastre natural ou uma situação de conflito”, afirmou o representante da OMS no projeto, Ali Schafer.
“Equipar as crianças com as habilidades certas para apoiarem umas às outras pode trazer enormes benefícios em termos de sua capacidade de enfrentar e seguir em frente em circunstâncias difíceis”, complementou Schafer.
O kit de recursos, para adultos que desejem promover o treinamento com grupos de crianças e adolescentes, é destinado a crianças de 9 a 17 anos e inclui quatro componentes: uma teoria e um guia de implementação da mesma; um manual de treinamento para um curso de três dias para crianças; um livro de exercícios do participante para crianças e um manual para treinamento de facilitadores.
Acesse as ferramentas da I Support My Friends.
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Master1305, Freepik.