De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada nove minutos um ser humano morre de raiva nos países de baixa e média renda, mesm oque a doença seja totalmente evitável. Como mais uma ferramenta para evitar este fato, a OMS - em colaboração com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH, na sigla em inglês) - criou, no âmbito da parceria Fórum Unidos Contra a Raiva, novo curso gratuito online na plataforma OpenWHO sobre como prevenir esta doença zoonótica em humanos e controlá-la em cães e outros animais.
O curso pode ser feito por qualquer pessoa, desde o público geral até profissionais de saúde humana e animal, interessados em aprender sobre a raiva e a abordagem "One Health" para combatê-la. A meta é colaborar na eliminação dos óbitos por raiva humana mediadas por cães até 2030. "A raiva é considerada um modelo doença para a operacionalização do conceito "One Health", que se refere à colaboração entre diferentes disciplinas e setores para reconhecer a conexão entre humanos, animais e o meio ambiente, e a necessidade de intervenções de saúde integradas", afirma a OMS. Como os cães são responsáveis pela transmissão de 99% dos casos de raiva para seres humanos, a vacinação de pelo menos 70% de cães é a forma mais barata e eficaz de interromper a transmissão da raiva entre cães e de cães para pessoas.
O curso
O interessado pode aprender no seu próprio ritmo através de sete vídeo-palestras, dois vídeos de demonstração e 10 lições aprendidas com pessoas que trabalham em programas de eliminação da raiva em todo o mundo. É possível, ainda, cursar os sete módulos ou apenas aqueles em que você esteja interessado - mas apenas os participantes que pontuam pelo menos 80% na avaliação final recebem um certificado de Registro de Realização do curso.
Acesse aqui e faça sua inscrição.
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Freepik.