Um novo livro publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo ajudar as crianças a permanecerem esperançosas e positivas durante a pandemia da COVID-19.
A história é uma sequência de My Hero is You: how kids can fight COVID-19!, publicado em abril de 2020. As duas obras foram lançadas através de colaboração entre 60 organizações que trabalham no setor humanitário, incluindo Unicef, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Meu herói é você 2021: como as crianças podem manter a esperança para lidar com a COVID-19! é baseado na realidade diária de milhões de crianças desde o início da pandemia. Para muitos, a pandemia continua a atrapalhar sua educação, recreação e tempo com amigos, família e professores.
A história é voltada principalmente para as crianças com idades entre seis e 11 anos e apresenta o retorno de Ario, uma criatura fantasiosa que viaja pelo mundo ajudando crianças a encontrarem esperança no futuro e alegria em prazeres simples. Junto a velhos e novos amigos, Ario aborda os medos, frustrações e preocupações que as crianças enfrentam na atual fase da pandemia, apresentando formas de lidar com emoções difíceis, como medo, luto, raiva e tristeza.
De acordo com a OMS, a nova versão da história foi elaborada a partir das respostas feitas em uma pesquisa com mais de 5.000 crianças, pais, cuidadores e professores de todo o mundo, que descreveram os desafios que continuam a enfrentar no segundo ano da pandemia.
Alcançando crianças em todos os lugares
O livro está disponível em árabe, bengali, chinês, inglês, francês, português, russo, espanhol e suaíli. A primeira versão, de abril de 2020, está agora disponível em mais de 140 idiomas, incluindo linguagem de sinais e Braille, e em mais de 50 adaptações, em vídeo animado, audiobook, e foi adaptado para teatro infantil e livros de atividades. Dentre eles, adaptação para indígenas americanos, livro de colorir para crianças na Síria e uma animação desenvolvida pela Stanford Medicine, nos EUA.
Leia Meu herói é você 2021: como as crianças podem manter a esperança para lidar com a COVID-19!
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Divulgação.