Chegou ao fim a sexta edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI), que mais uma vez mostrou sua importância como incentivo à ciência e biotecnologia no país, ao proporcionar debates importantes e atualizados sobre as inovações em imunobiológicos em todo o mundo.
O primeiro dia do evento (3/5) começou com os cursos do Easy ISI, contribuindo para a disseminação de conhecimentos sobre biotecnologia. A cerimônia de abertura do evento teve início com uma homenagem à Bio-Manguinhos e seus 46 anos, seguida de uma apresentação do coral da Fiocruz.
Na sequência da programação, tivemos uma mesa redonda sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 para o futuro, que destacou como legado da pandemia investimentos em ciência e tecnologia. Outro destaque foi o painel sobre Hubs para desenvolvimento e produção de vacinas, que falou da busca de maneiras de tornar o mRNA acessível para os países em desenvolvimento.
O segundo dia (4/5) do Symposium começou com mais uma rodada de minicursos do Easy ISI, que novamente foram um sucesso. Os destaques ficaram por conta do painel Strategies to accelerate biopharmaceutical development: Driving Innovation to speed up access, que destacou uma plataforma de produção vegetal como alternativa para redução de custos de insumos e tempo de produção, sendo com isso possível a diminuição de preços para os sistemas de saúde.
A estreia do Innovation Hub nesta edição também foi um sucesso, com a palestra sendo elogiada pelos espectadores. Foi destacada a importância de se falar de empreendedorismo nas universidades como alternativa à simples pesquisa, pois unindo o business com a parte acadêmica, é possível evitar que produtos fantásticos fiquem guardados nas gavetas das universidades.
O último dia (5/5) versou sobre o estado atual das variantes do SARS-CoV-2, trazendo um olhar mundial sobre o controle das mutações, além dos legados da pandemia, tanto em tecnologias para o setor quanto em políticas de saúde pública.
O último dia do evento trouxe ainda a cerimônia de premiação dos pôsteres inscritos, dando reconhecimento aos trabalhos que mais se destacaram na exposição deste ano.
Ao todo foram premiados sete pôsteres: um da votação popular dos participantes, realizada no aplicativo do simpósio, e seis por uma comissão julgadora, que este ano também apontou três menções honrosas.
Quer rever algum momento da programação do 6th ISI? Acesse todo o conteúdo do evento aqui.
Jornalista: Thais Christ. Imagem: Capuzzo Produções.