O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estendeu a oferta da vacina meningocócica C, as para crianças entre 5 e 10 anos não vacinadas e também para profissionais de saúde, até fevereiro de 2023. Na rotina, este imunizante é ofertado aos menores de 5 anos.
De acordo com comunicado da coordenadora-geral do PNI, Adriana Regina Farias Pontes Lucena, a medida visa proteger estes grupos e evitar surtos da doença meningocócica (DM) causados por este sorogrupo (C).
"Diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, possivelmente em virtude do receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do Calendário de Vacinação, neste momento, esta Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), considera a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário", ressalta o documento.
Ainda de acordo com o PNI, "apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica (DM) é manter elevadas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes. A adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a DM, evitando a ocorrência de surtos da doença pelo sorogrupo C, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial quando do retorno às aulas presenciais".
Acesse a íntegra do comunicado.
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Raquel Portugal, Fiocruz Imagens.