A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) divulgou em 30 de agosto a nota técnica "Calendário vacinal do adolescente: Desafios atuais", de autoria do chefe da Unidade de Adolescentes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e representante Regional Sul da Sociedade, Ricardo Becker Feijó.
De acordo com o mesmo, "a importância da vacinação dos adolescentes tem sido objeto de estudo e avaliação crescente nos últimos anos, especialmente frente ao impacto da adolescência em relação à transmissão de doenças como pertussis, influenza e meningite meningocócica.
Atualmente, ao enfrentarmos um cenário global de baixas coberturas vacinais em todas as faixas etárias que atingiram a população infantil, os desafios da vacinação dos jovens está presente nas principais diretrizes nacionais e internacionais.
Instituições como a Organização Mundial da Saúde e UNICEF têm destacado como prioridade atingir maiores coberturas vacinais através da participação direta da população adolescente, que representa 1.2 bilhão de indivíduos em nosso planeta. Independentemente das peculiaridades sócio-culturais, apenas com adequada comunicação e engajamento direto dos jovens será possível ultrapassar barreiras da desinformação, da insegurança e dos preconceitos relacionados às vacinas".
Confira a íntegra de Calendário vacinal do adolescente: Desafios atuais
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Raquel Portugal, Fiocruz Imagens.