Bio-Manguinhos lançou, em evento realizado na Casa de Chá do campus Manguinhos em 15 de agosto, o e-book "A primeira vacina 100% brasileira contra a COVID-19".
Coordenado e concebido com base na experiência vivida pelo Instituto, o livro reúne muitas vozes para narrar tal conquista.
Expondo um panorama que perpassa desde a origem do vírus até a incorporação tecnológica, o livro demonstra a importância das instituições de ciência e tecnologia e, mais ainda, de uma força de trabalho comprometida com a saúde pública permitindo atender a grande demanda pela vacina COVID-19 no país.
Os organizadores são o Diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, a assessora da Diretoria de Bio-Manguinhos, Beatriz Fialho; a Vice-Presidente Adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Priscila Ferraz, e o professor e pesquisador do PPG Engenharia de Produção Sistemas UNISINOS, Daniel Pacheco.
Durante o lançamento, a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade Lima, parabenizou todos os trabalhadores de Bio-Manguinhos pela conquista da incorporação tecnológica da vacina Covid-19 (recombinante), assim como aos 61 autores da obra.
“Eles mostram como o trabalho na ciência e na tecnologia é sempre coletivo. Pude contribuir com o prefácio do livro, no qual destaco o processo que nos permitiu chegar à transferência de tecnologia para a produção da vacina e o papel da Fiocruz no enfrentamento da pandemia. Todos ficamos emocionados com a história dessa vacina. O livro é um documento que nos leva a revivê-la, ao reunir um conjunto de depoimentos e análises de uma parte importantíssima da trajetória de Bio-Manguinhos. Em todo o percurso, houve uma grande corrente de toda nossa comunidade, que participou desse esforço de múltiplas formas e segue escrevendo essa história do momento presente”, ressaltou Nisia.
Diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma ressaltou o trabalho dos coautores, organizadores e revisores pela obra.
“Este livro foi organizado para contar a história da vacina brasileira para a Covid-19, uma união de esforços para uma situação única e histórica. A magnitude do projeto da vacina transcendeu a Fiocruz e Bio-Manguinhos”, agradeceu.
O livro pode ser acessado gratuitamente aqui.
Jornalista: Paulo Schueler
Imagem: Manuela Machado