A Vice-Diretoria de Diagnóstico de Bio-Manguinhos (VDIAG) participa de uma capacitação do Projeto IntegraChagas, coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz. O evento acontece nos municípios norte-mineiros de Espinosa e Porteirinha, por meio do Curso de Teste Rápido e Aconselhamento para doença de Chagas.
Participam da ação o gestor do Departamento de Desenvolvimento de Reativos para Diagnóstico (DEDED), Edimilson Domingos da Silva, e o tecnologista do Laboratório de Testes Sorológicos (LASOR) do mesmo departamento, Michel Vergne Sucupira, que ministraram treinamento e capacitação dos profissionais de saúde envolvidos com a aplicação dos testes rápidos. Gabrielle Limeira Genteluci, da Divisão de Atendimento ao Cliente e Pós-Marketing (DIACM) também participou da atividade.
A atividade apoia o Projeto IntegraChagas Brasil que propõe integrar ações de diagnóstico, tratamento, controle e cuidado, incluindo vigilância em saúde e atenção básica para esta doença, com prioridade na eliminação de barreiras do acesso à saúde da população infectada e aumento da detecção dos casos, já que hoje estima-se que menos de 10% são diagnosticados e menos de 1% são tratados.
Chagas
Calcula-se que, no mundo, entre 6 e 8 milhões de pessoas têm a doença e mais de 75 milhões moram em áreas de risco de contágio. Aproximadamente 12 mil pessoas morrem anualmente por causa de Chagas em todo o mundo. Desse total, cerca de 8 mil óbitos têm como vítimas bebês que se infectaram durante a gravidez ou no parto.
Diante da complexidade do cenário epidemiológico, a doença precisa de permanente atenção por parte do poder público, e Bio-Manguinhos contribui com o enfrentamento à doença por meio de kits para diagnóstico que auxiliam na detecção, e consequentemente levem o paciente ao tratamento adequado.
Jornalista: Maria Saad
Imagem: Acervo/Bio-Manguinhos