Nos dias 11 e 12 de março representantes de Bio-Manguinhos estiveram em Campinas, São Paulo, para visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização privada, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que integra diversos laboratórios nacionais para o desenvolvimento científico e tecnológico e apoio à inovação em energia, materiais e biociências.
O primeiro dia da viagem contou com visitas às instalações laboratoriais do CNPEM, que incluem os laboratórios nacionais de Biociências, Biorrenováveis, Nanotecnologia e Luz Síncroton, este último, apelidado de Sirius, o acelerador de partículas brasileiro, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e que permite a realização de centenas de pesquisas acadêmicas.
O segundo dia foi reservado à realização de um workshop técnico que reuniu pesquisadores de Bio-Manguinhos, de Farmanguinhos, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e do CNPEM com o intuito de somar a expertise destas instituições visando potenciais parcerias ou prestação de serviços na área de pesquisa e desenvolvimento. O encontro foi o desdobramento de outra reunião virtual já realizada entre os membros em fevereiro.
“Com foco no segmento de diagnóstico foi possível identificar propostas de projetos que envolvem inovação e pesquisa aplicada, na fronteira do conhecimento, com objetivos claros e soluções estratégicas para o SUS. Linhas de atuação envolvendo espectrometria de massa, nanopartículas, chips de diagnóstico, micro fluídica e ensaios point of care de diagnóstico molecular, são temas para possível cooperação e parceria entre Bio-Manguinhos e o CNPEM”, afirma Antonio Ferreira, vice-diretor de Reativos para Diagnóstico de Bio-Manguinhos, que fez parte da comitiva ao CNPEM.
“Encontros e visitas como essa nos possibilitam encontrar pontos de sinergia e potenciais parcerias com outras instituições afins, podendo assim acelerar projetos internos em prol da saúde pública brasileira”, completa Ricardo de Godoi, vice-diretor de Inovação de Bio-Manguinhos, que também esteve presente na visita de cooperação.
Texto: Thais Christ
Imagem: Arquivo pessoal