livro biotecnologia pequenaDiscursos emocionados marcaram a noite do dia 8 de maio no 8th International Symposium on Immunobiologicals (ISI). Foi o lançamento e a sessão de autógrafos do livro “Tratado Brasileiro de Biotecnologia em Saúde – da bancada ao leito”, uma iniciativa de Bio-Manguinhos/Fiocruz e Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Os organizadores do livro e o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Mauricio Zuma, enalteceram o livro como sendo um projeto inédito no país, reunindo décadas de expertise na área biotecnológica.

Esta iniciativa surgiu a partir do bem-sucedido Curso de Biotecnologia, promovido pelas duas entidades e que capacitou profissionais de saúde quanto aos conceitos básicos de Biotecnologiaprodução de imunobiológicos. O conteúdo programático foi voltado não só para reumatologistas, mas também farmacêuticosbiomédicos. A partir daí, nasceu a ideia de materializar debates sobre vacinas, kits para diagnóstico e terapias biológicas, unindo conhecimento científico biotecnológico com a prática médica.

Estavam presentes a gerente do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro (Deame), Lurdinha Maia, as médicas reumatologistas do Deame, Amanda Marques Carla Gottgtroy, o médico reumatologista da SBR, Valderilio Azevedo, e a tecnologista em Saúde Pública da Assessoria de Inteligência Competitiva, Aline Oliveira. Lurdinha, além de proferir um discurso de agradecimento aos autores, enaltecendo a forte parceria construída entre Bio e SBR, também leu o discurso de Daniel Lacerda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/UNISINOS), que não pode estar presente no evento.

Também estava na sessão de autógrafos a maioria dos 64 autores, grupo composto não só por especialistas de Bio-Manguinhos como também de organizações parceiras. Prestigiando o evento, estava o médico reumatologista Marco Antônio Araujo da Rocha Loures, presidente da SBR.

Leitores ávidos por esse conhecimento único saíram com o livro assinado pelos organizadores. No entanto, quem não conseguiu obter um exemplar físico, pode acessar gratuitamente online por este link.  

Texto e imagem: Gabriella Ponte

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.