img rigidez matinalO inverno é a pior época do ano para os pacientes de artrite reumatoide. Neste período, eles costumam sentir mais dor, além da piora da rigidez matinal e fadiga. Para se adaptar melhor a esta estação, a médica reumatologista Amanda Marques, do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro (Deame) sugere alguns cuidados.

Primeiramente, é muito importante chamar a atenção para a necessidade de estar com as vacinas em dia. “Esses pacientes são imunossuprimidos, portanto, a imunização contra influenza, pneumococo e covid-19 precisam estar atualizadas”, destacou Amanda. Ao se vacinar, o recomendado é buscar orientação médica para verificar se será preciso interromper o tratamento.

A médica reumatologista também explicou que há uma percepção de piora da dor durante os meses mais frios. “Isto se dá por uma maior sensibilidade que ocorre em relação a todos os tipos de dores. Vale ressaltar que isto não está relacionado à reativação inflamatória da artrite reumatoide, mas a um processo fisiológico de maior sensibilidade à dor com o frio”, esclareceu.

Neste caso, a especialista ressaltou que é importante que estes pacientes se mantenham agasalhados. Luvas e meias de lã são úteis para manter as extremidades aquecidas. Também é recomendável manter atividade física regular. Os exercícios podem auxiliar na melhora da fadiga e rigidez. Se a dor estiver impedindo a realização da atividade física deve-se conversar com seu médico, pois para cada fase da doença existe um tipo de exercício adequado. Por fim, Amanda pediu para que essas pessoas se exponham menos a atividades ao ar livre.

Texto: Gabriella Ponte
Imagem: Gerada por IA

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.