img cristina possasA assessora científica sênior de Bio-Manguinhos, Dra. Cristina Possas, foi a única cientista brasileira convidada a assinar uma carta de recomendações científicas encaminhada aos países-membros da Assembleia Mundial da Saúde, realizada no fim de maio em Genebra, na Suíça. A iniciativa reuniu dezesseis cientistas e fabricantes envolvidos no desenvolvimento e produção de vacinas em todo o mundo para fazer um apelo por um Acordo Pandêmico “vantajoso para todos”.

O movimento foi liderado pelo Dr. Jerome Kim, diretor do International Vaccine Institute (IVI), que, em colaboração com o Dr. Petro Terblanche, da Afrigen Biologics & Vaccines, selecionou pesquisadores de todo o mundo com publicações e atuação nos campos de preparação pandêmica, saúde única, vacinas e doença X (termo utilizado para referir-se a uma provável doença que possa afetar o mundo) para redigir um documento com recomendações dos cientistas para que os países-membros cheguem rapidamente a um acordo e como contribuição às negociações conduzidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O chamado Acordo Pandêmico é um documento que ainda está em negociação entre os países-membros da OMS e que visa a prevenção, preparação e resposta a pandemias em âmbito mundial, permitindo aos países de todo o mundo reforçar as capacidades nacionais, regionais e mundiais e a resiliência a futuras pandemias, além de buscar promover uma maior equidade na distribuição de materiais e medicamentos em um cenário pandêmico.

“Para que os países-membros da OMS cheguem a um consenso sobre os termos deste documento será necessário negociar questões controversas, econômicas, sociais e políticas, especialmente no campo da propriedade intelectual. Esta carta busca conscientizar os países-membros a respeito da urgência de se chegar a um acordo para esta questão crucial para o futuro da humanidade, que é a de prevenir e responder à possibilidade real de uma futura pandemia”, explica Possas.

A carta complete dos 16 cientistas, bem como a lista de signatários foi publicada na revista Health Policy Watch e está disponível no link The Pandemic Agreement: A Bridge To Nowhere Or North Star To Access And Global Health Security? - Health Policy Watch (healthpolicy-watch.news).

Texto: Thais Christ
Imagem: Bernardo Portella

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.