A solução é fruto do desenvolvimento conjunto entre a empresa norte-americana Chembio Diagnostic e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos). O contrato de transferência de tecnologia será assinado pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão; o vice-presidente da Chembio, Javan Esfandiari; e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha. O acordo será celebrado durante o seminário A Saúde Pública e os Desafios para o Fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, hoje (29/11), às 13h, no Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma doença infecciosa que pode levar a graves complicações. Associada à maternidade, é capaz de provocar aborto espontâneo, parto prematuro, baixo peso em recém-nascidos ou natimorto, e sífilis congênita — que acomete cerca de um terço dos recém-nascidos de mulheres com sífilis não tratada. No Brasil, cerca de 48 mil gestantes são infectadas por sífilis, o que representa quatro vezes mais do que a prevalência de HIV. O Ministério estima 12 mil casos de sífilis congênita por ano, com taxa de óbito de 25% a 40%. Medidas como melhor triagem sorológica e tratamentos simples em gestantes, de baixo custo, trazem grandes benefícios à saúde da população.
O TR-DPP® Sífilis não está disponível atualmente no mercado e que apresenta as características de desempenho (índices de sensibilidade e especificidade) e aplicação necessárias às ações propostas pelo D-DST/Aids e Hepatites Virais. Sua utilização para a triagem de mulheres grávidas em combinação com o teste rápido para HIV-1/2 é também uma medida custo efetiva, pois ambos os testes utilizam o mesmo sistema de coleta e mesma amostra (método de diluição com o mesmo tampão). Esta logística proporcionará a economia de tempo e insumos. A duração prevista para a transferência de tecnologia é de cinco anos.
TR-DPP® Sífilis: inovação em saúde pública
Para fortalecer as ações de controle, monitoramento e assistência à sífilis no país, a Chembio Diagnostic e Bio-Manguinhos desenvolveram em parceria um teste inovador, que associa exames treponêmicos e não treponêmicos num mesmo produto, utilizando proteínas altamente específicas para detectar a infecção, com todos os benefícios da tecnologia (DPP®). Entre as principais desvantagens da sorologia para sífilis em laboratório estão: a demora no resultado, que não é imediato, fazendo com que muitas vezes a pessoa testada não retorne ao serviço de saúde; e a infraestrutura, os equipamentos e a logística necessárias a sua realização (transporte, cadeia de frio etc.). Estes fatores podem levar a falhas no tratamento dos pacientes, colaborando para a propagação da doença. O novo teste, com base na plataforma DPP® traz diversos benefícios:
fácil execução em campo – dispensa equipamentos e infraestrutura laboratorial;
leitura e interpretação simples – facilita o treinamento dos profissionais;
diagnóstico rápido (em até 15 minutos) – contribui para a tomada de decisão clínica imediata quanto à necessidade de tratamento e notificação;
maior sensibilidade e especificidade – possibilita tanto a triagem quanto a confirmação do status sorológico, com melhor indicação sobre a atividade da doença, o que leva ao direcionamento das ações de monitoramento e controle.
Leia todas as informações sobre o teste na Sala de Imprensa.