peq biomerieux gabriellaponteO presidente da Fiocruz, Mario Moreira, o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz Mauricio Zuma e demais dirigentes e colaboradores da unidade receberam nesta terça (27/8), Fernando Oliveira, José Torres e Geraud Van Gaver, executivos da bioMérieux, parceira tradicional da Fiocruz e alinhada à missão em servir à saúde pública brasileira. A bioMérieux é uma das maiores lídereres globais em diagnóstico in vitro há mais de 55 anos com um forte compromisso para melhorar a saúde pública em todo o mundo.

"Trata-se de um momento promissor para nossas relações de cooperação nos campos científico, tecnológico e industrial que pode reverberar positivamente tanto no nosso papel desempenhado junto ao SUS quanto nos nossos esforços internacionais, entre os quais destaco a preparação para o enfrentamento a futuras pandemias", destacou Mario Moreira.

O Instituto Mérieux foi o primeiro parceiro de Bio-Manguinhos, relembra o diretor Mauricio Zuma. “Recebemos, por ocasião da nossa fundação, a tecnologia e equipamentos para produção da vacina Meningite AC, num momento em que o Brasil enfrentava uma epidemia dessa doença. Essa potencial nova parceria significa muito para todos nós. Se naquele momento alavancou nossas atividades industriais na área de vacinas, agora tende a ser um importante marco no fortalecimento da nossa área de reativos para diagnóstico".

O vice-diretor de Reativos para Diagnóstico, Antonio Ferreira, enalteceu a importância do investimento em kits para diagnóstico. "Isso é fundamental para a vigilância epidemiológica de doenças, pois permite a identificação rápida e precisa de casos, essencial para o controle e prevenção de surtos. Com diagnósticos mais acessíveis e precisos, é possível detectar um número maior de casos. Assim, reduzimos a subnotificação, que é um dos maiores desafios durante os surtos, pois leva a uma compreensão distorcida da real prevalência e gravidade dos problemas de saúde pública. Com dados mais próximos da realidade, as autoridades de saúde podem tomar decisões informadas e alocar recursos de maneira mais estratégica".

Também estavam presentes a vice-diretora de Qualidade, Rosane Cuber, o vice-diretor de Inovação, Ricardo de Godoi, a assessora da Vice-Diretoria de Reativos para Diagnóstico, Christiane Marques, e o assessor da Vice-Diretoria de Produção de Biológicos, Ricardo Lopes. Os demais colaboradores presentes são das áreas de Reativos para Diagnóstico e de Relações com o Mercado.

Texto e imagem: Gabriella Ponte

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.