premio peqO trabalho "Molecular characterization of bacillus subtilis group strains isolated from an immunobiological pharmaceutical facility"apresentado pela colaboradora Talita Valadão da Seção de Desenvolvimento de Métodos e Identificação de Microrganismos do Departamento de Controle de Qualidade de Bio-Manguinhos/Fiocruz (Sedim/Dequa), recebeu o prêmio de Melhor Trabalho na Categoria E-pôster Microbiologia Industrial, no I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial. O evento aconteceu de 25 a 28 de agosto, em Florianópolis.

Este trabalho é um dos resultados da dissertação da aluna Laís Oliveira do Mestrado Profissional de Tecnologia em Imunobiológicos de Bio-Manguinhos (MPTI), sob a orientação de Marcelo Brandão e Daniel Guedes. “Laís desenvolve seu projeto no Laboratório de Controle Microbiológico (Lacom/Dequa). O objetivo do trabalho foi a identificação de bactérias do grupo Bacillus subtilis que são microrganismos comumente encontrados em ambientes produtivos e que também possuem grande potencial biotecnológico (probióticos, produção de enzimas, dentre outros). Esses microrganismos mostraram ser um outro nicho de pesquisa e desenvolvimento que Bio-Manguinhos pode explorar, uma vez que existem outras espécies também com potencial e que já foram isoladas no Lacom", destacou Talita.

Na indústria farmacêutica, o isolamento de espécies que têm potencial biotecnológico tem sido relatado, como espécies do grupo Bacillus subtilis. Suas aplicações potenciais incluem biotecnologia, agricultura, campos médicos, entre outros. O objetivo deste estudo foi caracterizar cepas previamente identificadas como grupo Bacillus subtilis por técnicas moleculares. Essas cepas serão depositadas na Coleção de Bactérias do Ambiente e Saúde (CBAS) hospedada na Fiocruz. Assim, essas cepas com aplicações biotecnológicas podem estar disponíveis para serem requisitadas pela comunidade científica para estudos posteriores a fim de contribuir para o Complexo Industrial da Saúde Brasileiro.

"Foi uma grande conquista que reconhece o impacto e a qualidade do trabalho apresentado. Esse reconhecimento não só valida a dedicação da equipe, mas também destaca a relevância da pesquisa no campo científico. Reforça, ainda, a excelência das pesquisas e inovações desenvolvidas pela instituição no campo da microbiologia aplicada à indústria”, afirmou Talita.

Neste evento também foi apresentado o trabalho intitulado “Characterization of bacterial strains with biotechnological potential from a pharmaceutical industry”, pela colaboradora Luciana Veloso (Sedim/Dequa).

Acesse o trabalho premiado aqui.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Acervo/Bio-Manguinhos

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.