malaria-site-peq.jpgPatrícia Alvarez, pesquisadora sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz, e Monica Arruda, pesquisadora do Laboratório de Kits Moleculares (Lamol), estiveram na XVII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, promovida de 6 a 9 de novembro, em Belém, do Pará. O Instituto ganhou o terceiro lugar do Trabalho Científico do desenvolvimento do ensaio multiplex ultrassensível de detecção do plasmodium com identificação de espécies, em colaboração com o Laboratório de Malária (MALAB) do Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência para malária no Brasil.

Patrícia participou da mesa "Diagnóstico da Malária na Perspectiva do Plano de Eliminação", apresentando a ampliação da segurança transfusional através da detecção do alvo malária com o Kit NATPlus. A especialista explicou como foi o desenvolvimento do ensaio de diagnóstico e identificação de espécies do plasmódio da malária, que foi iniciado para viabilizar a confirmação e caracterização das amostras NATPlus detectáveis para o alvo malária.

O Kit NAT Brasileiro, um produto 100% nacional cujo projeto completou 20 anos, é fruto de muito esforço e aprendizado dos colaboradores do Instituto, que trabalharam para tornar o Kit NAT ainda mais sensível e efetivo, além de ampliar a detecção de outros patógenos. Graças ao NAT, o País pode ampliar e melhorar a triagem de sangue e diminuir a janela imunológica. Ele detecta HIV, HBV, HCV e malária e é o único produto no mundo com esse propósito.

“O Lamol e o MALAB do IEC, liderado por Giselle Rachid Viana, vêm trabalhando neste desenvolvimento, agregando uma análise mais ampla, indo para registro junto à Anvisa com bases sólidas. O ensaio molecular qPCR ultrassensível, por ser multiplex, permite na mesma reação a diferenciação das espécies falciparum, vivax e malariae, sendo fundamental para o Programa de Eliminação da Malária no Brasil. Temos a perspectiva de submissão de registro para o início de 2025”, adiantou Patricia.

Monica Arruda (Lamol) foi convidada a apresentar de forma oral o trabalho desenvolvido pela equipe do laboratório, intitulado "Proof of concept and validation of a high sensitivity multiplex molecular assay for plasmodium species screening by real time PCR", que foi contemplado com o prêmio de terceiro lugar em Trabalho Científico na modalidade oral do evento.

“A prova de conceito mostrou resultados importantes que confirmaram a eficiência, especificidade e robustez do ensaio em desenvolvimento, avaliando o design e os primeiros passos da padronização. Com isso, a concordância dos resultados nos permite continuar e testar outros parâmetros, como diferentes métodos de extração de amostra, aumentando a sensibilidade para detecção”, explicou Monica.

A Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM) é o evento técnico-científico mais tradicional realizado no Brasil há mais de 35 anos, agregando a comunidade envolvida na pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e controle da malária. A data de início da XVII RNPM, 6 de novembro, é significativa, pois celebra o Dia da Malária nas Américas. Este dia é uma grande oportunidade para a região Amazônica brasileira, que é endêmica para a doença, atrair atenções de diversos setores sobre a premência de ações contra este agravo, destacando as responsabilidades e desafios dos países Pan-amazônicos que concentram casos da doença, como o Brasil. Uma das metas prioritárias do Ministério da Saúde é a eliminação da doença no Brasil até 2035.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Acervo/Bio-Manguinhos

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.