Antes de fazer as malas para viajar, é necessário estar com o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) em mãos. Para viagens internacionais, alguns países podem exigir a comprovação da vacinação contra febre amarela para entrada em seu território (mesmo que seja somente escala), segundo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta comprovação é feita por meio do aplicativo Meu SUS Digital.
Primeiro, vacine-se contra a febre amarela. Receba a dose integral da vacina em um posto de saúde do SUS. Guarde o comprovante de vacinação, que será necessário para solicitar o certificado. A vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem, incluindo crianças a partir dos 9 meses de idade.
Depois, baixe o aplicativo Meu SUS Digital. Acesse e verifique se o seu CIVP para febre amarela já está disponível. Desde 29 de dezembro de 2022, o CIVP para febre amarela também pode ser acessado pelo aplicativo Conecte SUS, caso o registro tenha sido enviado pela sala de vacina para a base do Ministério da Saúde.
Se o seu certificado não estiver disponível automaticamente nas plataformas mencionadas, faça o cadastro e envie o formulário de solicitação pelo portal Gov.br. Será necessário fornecer: CPF; imagem digitalizada do comprovante de vacinação contendo dados pessoais (nome e data de nascimento); informações sobre a vacina de febre amarela; data de vacinação e lote legível da vacina; assinatura do profissional que realizou a vacinação; e identificação e carimbo da unidade de saúde onde a vacina foi administrada.
Após o envio, acompanhe o status na área "Minhas solicitações" do portal Gov.br. O prazo para emissão é de até 5 dias úteis. Uma vez aprovado, baixe o certificado, imprima-o e assine no local indicado. O CIVP ficará disponível para reimpressão sempre que necessário.
Lembre-se de que o CIVP é necessário para entrada em países que exigem comprovação de vacinação contra a febre amarela (em sua maioria, países da África, Américas, Ásia e Oceania). A validade do certificado inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida.
Acesse os países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.pdf
Outras vacinas
Além da vacina de febre amarela, alguns países exigem outras vacinas obrigatórias para a entrada em seu território, especialmente em situações específicas de saúde pública. Abaixo estão exemplos de vacinas exigidas por alguns países:
1. Poliomielite
Exigência: Alguns países da Ásia, África e Oriente Médio exigem a vacinação de poliomielite, especialmente para viajantes provenientes de áreas onde a doença ainda é endêmica.
Certificado: Em alguns casos, é solicitado um comprovante de vacinação atualizado.
2. Meningite Meningocócica
Exigência: A vacina é obrigatória para viajantes que vão à Arábia Saudita durante o período do Hajj (peregrinação a Meca) e Umrah.
Certificado: Deve ser apresentado um certificado válido da vacina meningocócica conjugada ACWY, tomada pelo menos 10 dias antes da viagem.
3. Covid-19
Exigência: Embora muitos países tenham flexibilizado ou retirado a exigência de comprovação de vacinação de Covid-19, alguns destinos ainda solicitam o certificado de vacinação ou testes negativos. Isso pode variar conforme as condições sanitárias locais.
Certificado: Pode ser apresentado o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 emitido pelo Conecte SUS.
Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Must Share Br