afrj site peqNos dias 20 e 21 de março, a Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com o apoio de Bio-Manguinhos/Fiocruz, promoveu o Congresso da Assistência Farmacêutica do Rio de Janeiro, realizado no Centro Administrativo Vinicius Fonseca. Este evento conta com o apoio científico da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, da Subsecretaria de Atenção à Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

O objetivo foi promover a integração e o fortalecimento das políticas públicas de assistência farmacêutica, incentivando o compartilhamento de experiências e boas práticas entre os profissionais da área, gestores e outros atores envolvidos. O evento busca fomentar debates sobre estratégias que assegurem o acesso e o uso racional de medicamentos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da mesa de abertura a vice-diretora de Qualidade, Rosane Cuber, o presidente fundador da SBPFAR, Charleston Ribeiro, a superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Samira Santos El Adji, o subsecretário de Atenção à Saúde na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Caio Antônio Mello Souza, e a chefe de Gabinete de Bio-Manguinhos, Tatiana Sanjuan.

Tatiana Sanjuan, durante a mesa de abertura, enalteceu que eventos como esse propiciam uma discussão justa e equilibrada sobre a Assistência Farmacêutica, gerando troca de experiências valiosas. Já Caio Antônio Souza destacou que o evento é um marco histórico no estado do Rio de Janeiro, uma reunião de especialistas que fortalece a área e evidencia a importância da atuação dos farmacêuticos na assistência à saúde pública. Samira El Adji, por sua vez, frisou que a Assistência Farmacêutica merece uma atenção extra por ser um pilar fortalecedor do SUS e que necessita de um olhar especial com relação às necessidades dos pacientes.

Charleston Ribeiro afirmou que as políticas farmacêuticas são construídas de forma coletiva e agradeceu pela presença de 16 estados, que trouxeram suas perspectivas que enriqueceriam os debates dos temas centrais. Rosane Cuber finalizou comemorando a realização desta excepcional oportunidade de Bio-Manguinhos e os demais atores lutarem, juntos, pela garantia do acesso aos medicamentos e permanecerem em constante articulação visando construir políticas que atendam os pacientes a contento.

Durante o AFRJ.25 foi realizado o I Workshop Brasileiro de Acesso a Medicamentos Biológicos no SUS, cujo tema foi "Política de Imunobiológicos no SUS e a Necessidade de Centros de Terapia Assistida para Efetivação do Acesso". Na agenda, estavam discussões sobre a Assistência Farmacêutica Estadual e as estratégias de implantação de uma rede estadual de Centros de Terapia Assistida para imunobiológicos não oncológicos. Ao final da oficina, foi elaborada uma carta de intenções que será encaminhada para as diversas esferas de gestão do SUS.

Na ocasião, também foi promovido o I Workshop Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica em Oncologia no SUS, que criou um espaço de discussão, reflexão e troca de experiências entre gestores da Assistência Farmacêutica Estadual. A agenda paralela do evento contou ainda com o I Encontro Fluminense de Gestores Municipais da Assistência Farmacêutica. Com iniciativa da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o encontro teve como objetivo promover educação permanente para farmacêuticos e gestores atuantes na Assistência Farmacêutica Municipal.

Durante a programação científica do evento, Rosane Cuber apresentou o “Complexo Econômico Industrial da Saúde na Produção de Insumo Farmacêutico para Medicamentos: Barreiras para o Acesso dos Insumos Nacionais”. Lurdinha Maia, chefe do Departamento de Assuntos Médicos, foi a moderadora. Ricardo de Godoi, vice-diretor de Inovação, participou da Mesa Redonda “Oncologia e o papel da assistência farmacêutica” e apresentou sobre “A Construção da agenda nacional para projetos de inovação em oncologia”.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Bio-Manguinhos/Fiocruz

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.