Em 1974, o Brasil enfrentou uma das maiores epidemias de meningite da sua história. A gravidade da situação fez com que o país percebesse a importância de ter laboratórios públicos capazes de produzir vacinas em larga escala. Foi nesse contexto que nasceu Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz dedicada à produção de imunobiológicos. Neste Dia Mundial de Combate à Meningite, além de relembrar esse marco histórico, é importante fazer um alerta sobre a situação atual da doença no país. Entre 2010 e 2024, foram registrados mais de 240 mil casos de meningite no Brasil e 23.170 óbitos confirmados. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 4 de abril de 2025, foram confirmados 1.980 casos de meningite no país, com 168 mortes.
Vacinação é fundamental
Manter a vacinação em dia e cuidar da higiene, especialmente lavando bem as mãos, são formas essenciais de prevenir a meningite bacteriana — uma inflamação que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal dos imunizantes oferecidas pelo SUS é alta em todo o país, com índices superiores a 90%.
O Ministério também esclarece que a notificação da Doença Meningocócica e outras meningites é obrigatória: todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser registrados pelos profissionais de saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e no inverno, enquanto os tipos virais ocorrem mais no verão e na primavera. Homens são, estatisticamente, os mais afetados pela doença.
Fique atento aos sintomas
Procure atendimento médico imediato se notar os seguintes sintomas:
- Febre altaou persistente
- Rigidez de nuca, com dificuldade de encostar o queixo no peito
- Status mental alterado: confusão, sonolência, irritabilidade ou agitação
- Dor de cabeça intensa, diferente das habituais, muitas vezes acompanhada de rigidez no pescoço
- Náuseas e vômitos
- Confusão mental, sonolência, irritabilidade ou agitação
- Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia)
- Manchas vermelhas na pele, que podem parecer picadas ou erupções, mais comuns na meningite meningocócica
O diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento são essenciais para evitar complicações graves.
Vacina Meningocócica ACWY Conjugada
Está em andamento o projeto de transferência de tecnologia da vacina Meningocócica ACWY Conjugada. Essa vacina protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, responsável por causar a meningite e outras infecções graves conhecidas como doenças meningocócicas.
Atualmente, a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS, em dose única, para adolescentes de 11 a 14 anos nas Unidades de Saúde.
Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Freepik