O centro coordenador de pesquisas clÃnicas no estado do Rio será inaugurado 21 de junho. Fruto da parceria entre o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o espaço fica no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, unidade de atenção básica, localizada na Tijuca. No local, serão realizadas as pesquisas clÃnicas – de prevenção ou epidemiológicas – conduzidas pela Assessoria ClÃnica (Asclin).
A inauguração do Centro Coordenador de Pesquisa ClÃnica Heitor Beltrão contará com as presenças do Secretário Municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do diretor de Bio-Manguinhos, Artur Roberto Couto, e do subsecretário municipal de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde, Daniel Soranz. O espaço terá grande importância para a saúde pública, pois além de ser o primeiro centro coordenador do estado, ou seja, aquele responsável pela coordenação de uma pesquisa clÃnica multicêntrica (realizada em diferentes unidades de saúde simultaneamente), também será um local destinado aos estudos clÃnicos e que estará integrado a uma unidade básica de saúde.
Os estudos clÃnicos de vacinas feitos no Centro Coordenador resultarão em novos produtos, que posteriormente abastecerão aquela e outras unidades de saúde pública. O primeiro estudo clÃnico conduzido no Centro deverá ser o de fase 3 da vacina meningocócica B, que está sendo desenvolvida por Bio-Manguinhos. O local, de 53 m2, será um posto avançado da Asclin, onde trabalharão durante os estudos clÃnicos uma equipe composta por pelo menos 12 profissionais.
Jornalista: Gabriella Ponte