A 21ª edição do Fiocruz pra Você vai trazer para o campus Manguinhos muitas brincadeiras e atividades que estimulam o conhecimento em saúde e ciência e imunização. A atividade é parte da 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer dia 8 de novembro, das 8h às 17h.
O pula-pula em forma de castelo faz sucesso entre as crianças
Lançada pelo Ministério da Saúde, a campanha tem o objetivo de vacinar 12,2 milhões de crianças entre 6 meses e 4 anos. Serão oferecidas mais de duas mil doses de vacinas. É importante ressaltar que apenas as crianças que estiverem com a caderneta de vacinação receberão as gotinhas. Após o dia 8, (primeiro "Dia D"), a campanha será estendida até 22/11 (segundo "Dia D"). Neste período, também será administrada a vacina tríplice viral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Será intensificada a atualização da caderneta vacinal da criança.
O Clubino de Bio diverte ensinando sobre saúde e ciência
Além da tradicional presença do famoso símbolo da campanha, o Zé Gotinha, Bio-Manguinhos estará presente no evento com o Jogo das Vacinas, pula-pula e distribuição da revistinha Clubinho de Bio, para entreter a garotada. As crianças do Projeto Crescendo com Manguinhos, do Somar, se apresentarão às 10h no Trio Elétrico. Dezoito colaboradores do Instituto participarão do evento como voluntários.
Crianças serão imunizadas no evento, lembrando de trazer a caderneta vacinal
Entre eles está o técnico em liofilização (uma das etapas da produção de vacinas) Anselmo Marques de Oliveira. Ele vestirá, pela quinta vez consecutiva, a fantasia de Zé Gotinha. Há 15 anos na Fundação, Anselmo, nos dias de Fiocruz pra Você, realiza o desejo de vestir uma fantasia e ser ídolo da garotada. Para ele, a recompensa é imensa. “É indescritível a emoção. Apesar de ficar dentro dessa fantasia pesada e quente e de no fim do dia ter dores lombares, é muito bom alegrar a criançada. Tanto que, quando acaba, fico angustiado e torcendo para chegar logo o evento do ano seguinte”, contou.
Poliomielite
A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. Esta doença encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira o especial poliomielite.
Jornalista: Gabriella Ponte
Imagens: Ascom / Bio-Manguinhos