A escolha do final de novembro para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue não é em vão e foi pensada considerando o fato de que, entre dezembro e janeiro, os estoques de sangue nas unidades de saúde sofrem baixa. No mesmo perÃodo em que ocorre a diminuição do número de doadores, por conta das férias e festas, também aumenta a demanda por doação, devido a maior ocorrência de acidentes. Daà a importância das campanhas de estÃmulo para atrair mais doadores.
Atualmente, 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano no Brasil, e apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue. Dessas bolsas, cerca de 70% são coletadas nos 14 hemocentros públicos. Todas, portanto, passam pelo teste NAT produzido em Bio-Manguinhos.
Campanha solicita doação de sangue em perÃodos de baixa nos estoques
dos hemocentros. Imagem: Divulgação - Ministério da Saúde
Banco virtual de doadores
O Ministério da Saúde tem uma ferramenta de incentivo à doação de sangue. Na Fanpage Doe Sangue, o aplicativo do Banco de Doadores virtual tem a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil.
Ele é simples: você faz um cadastro com tipo sanguÃneo, estado, idade e e-mail. Caso alguém precise de uma doação de tipo sanguÃneo especÃfico, você consegue através do aplicativo pedir a doação apenas para os doadores virtuais daquele estado e tipo sanguÃneo. Assista a reportagem que explica a novidade.
Jornalista: Paulo Schueler