Desenvolvimento, Cooperação Internacional, Direitos Humanos, Política Externa, Defesa e Saúde são as temáticas gerais previstas para as primeiras quatro sessões do VI Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis). A primeira sessão, marcada para 19 de março, será realizada na Fiocruz Brasília, às 8h30, e trará o diretor do Instituto Butantan, Jorge Elias Kalil Filho, e o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Artur Roberto Couto, para falarem sobre “Parcerias público-privadas na produção de imunobiológicos: transferências de tecnologias”.
Contemplado com R$ 20 mil do edital de Apoio a Eventos Científicos em Saúde 2015, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o Núcleo fará uma publicação especial sobre as palestras para ser utilizada como apoio bibliográfico para cursos e pesquisas.
A sessão de abril será sediada em São Paulo e tratará sobre “Cobertura universal de saúde versus Sistemas universais de saúde”. Em maio, o tema será “Cooperação Internacional em Saúde: Desafios no Pós-2015 para a Fiocruz”, acontecerá no Rio de Janeiro. Em junho, o Ciclo voltará para Brasília para discutir sobre “Política Externa, Defesa e Saúde”.
Nethis divulga a agenda semestral do VI Ciclo de Debates. Bio-Manguinhos
participará da primeira sessão, em Brasília. Imagem: Divulgação
Em 2015, a atividade inicia seu sexto ano, com periodicidade mensal, realizada na última quinta-feira do mês. Tem por objetivo fomentar a reflexão, o debate e o desenvolvimento de estudos científicos nos campos da Bioética, da Saúde Pública e das Relações Internacionais. Em cada sessão, renomados pesquisadores e gestores são convidados para conduzir as discussões. As sessões do Ciclo de Debates são gravadas e disponibilizadas na Videoteca Nethis.
Sobre o Nethis
O propósito do Nethis é promover a reflexão sobre a confluência de três campos científicos e de atuação profissional: a bioética, a diplomacia e a saúde pública. O Núcleo desenvolve estudos, pesquisas e publicações; atividades educacionais; e organiza a Biblioteca Virtual em Saúde Bioética e Diplomacia em Saúde (BVS Nethis);
Sua concepção interdisciplinar reflete a progressiva importância da saúde no cenário das relações internacionais orientadas por valores bioéticos, especialmente ao processo reconhecido pela Organização das Nações Unidas como Cooperação Sul-Sul.
O Nethis foi inaugurado em 28 de julho de 2010, na Fiocruz Brasília, em articulação com o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). Com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, e a cooperação da Universidade de Brasília, por intermédio do Programa de Pós-Graduação / Cátedra Unesco de Bioética (Bioética/UnB).
Fonte: Nethis