Sinais

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) foi renomeada para trombocitopenia imune considerando o papel do sistema imunológico em sua fisiopatologia e o fato de muitos pacientes não apresentarem púrpura ou manifestações de sangramento. É uma doença geralmente benigna, que se caracteriza por trombocitopenia (baixas contagens de plaquetas).

A PTI pode acometer pessoas de todas as idades. É comum o paciente ter episódios de sangramentos. A gravidade desses episódios pode variar, dependendo das contagens de plaquetas, sendo mais comuns e clinicamente significativos quando estão abaixo de 20.000/mm3, mas sobretudo abaixo de 10.000/ mm3. 

Sintomas

Podem ocorrer equimoses (manchas roxas ou azuis na pele), hematomas (acúmulos de sangue causados por rupturas de vasos sanguíneos), petéquias (pequenos pontos planos na pele, de cor avermelhada ou arroxeada) e sangramento de mucosas, (gengival, nasal, do trato urinário e digestivo). Outros sintomas, como fadiga, também podem estar presentes. 

Tratamento

O objetivo do tratamento para PTI é diminuir o risco de sangramentos graves. A necessidade de intervenção é baseada nos sintomas de sangramento e na contagem de plaquetas (quando abaixo de 20.000/mm³). A escolha do tratamento deve considerar a rapidez com que a contagem de plaquetas precisa ser aumentada e dos diferentes perfis de toxicidade das terapias disponíveis.

Consulte seu médico.