A nova edição tem como tema a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP15), que começou na segunda-feira (7/12) em Copenhague, na Dinamarca. A reportagem de capa destaca como o Brasil pretende enfrentar o problema nos próximos anos na agropecuária.
O texto aponta o tamanho do impacto da agropecuária nas mudanças climáticas e traz uma série de pesquisas que sugerem que algumas modificações nas atividades do setor podem ajudar a diminuir emissões, contribuindo para a mitigação do aquecimento global.
Outro tema abordado pela revista são os avanços com pesquisas com cobaias no Brasil. Com ilustrações do cartunista e biólogo Fernando Gonsales, a reportagem apresenta os trabalhos no país que buscam fortalecer três princípios de bioética: substituir os animais por outras técnicas de pesquisa, reduzir seu uso em laboratório e refinar os procedimentos.
A seção Perfil conta a história da linguista Maria Helena de Moura Neves, professora aposentada do campus de Araraquara que, aos 78 anos, continua na busca por difundir uma gramática que realmente funcione. Ela orienta novos pesquisadores, critica o ensino atual e defende que a disciplina pode ser algo fascinante
Fonte: Agência FAPESP