No dia 1° de dezembro é lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para aproveitar a data, acontecem diversas ações em todo o Brasil com o objetivo de informar e conscientizar a população a respeito do HIV. Mas mesmo que todo mundo precise ficar atento aos métodos de prevenção, ainda existe um grupo considerado mais vulnerável: os jovens de 18 a 24 anos.
Nessa faixa etária, o diagnóstico tardio é menor, mas apenas 57% estão em tratamento, e 47% tiveram a carga viral reduzida.
Para alcançar e dialogar com o público jovem, o Ministério da Saúde vai realizar no dia 1°, no Teatro Plínio Marcos (Funarte), em Brasília, o Talk Show “Pergunta aê”. O evento, que acontece das 14h às 16h30, é uma oportunidade para tirar todas as dúvidas a respeito do tema, desde prevenção, até estigma, preconceito e juventude. Os mediadores serão os youtubers Dr. Maravilha, Pedro HMC e Nelson Sheep, do Grupo Põe na Roda, e a ativista social Tamillys Lírio. Quem está em outras regiões do país, mas quer participar do bate-papo, basta acompanhar a transmissão ao vivo pelas mídias sociais do Ministério da Saúde e do Departamento de IST, Aids, e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (DIAHV/MS). Será possível inclusive mandar perguntas on line.
Acesse aqui o link para acompanhar a transmissão.
Aline Czezacki, para o Blog da Saúde