A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) preparou materiais informativos sobre o impacto do novo coronavírus às pessoas que estão com câncer, público que precisa de cuidados extras durante a pandemia da COVID-19.
A entidade criou um hotsite específico consolidando todas as informações sobre o tema, além de um guia que pode ser baixado e impresso com orientações para profissionais e pacientes.
De acordo com a SBOC, “nossos especialistas seguem atentos a novas informações e mudanças de protocolos, unidos no propósito de orientar o oncologista clínico e a população brasileira ao longo de todo o processo até a superação desse desafio. Como muitos pacientes oncológicos costumam ter queda na imunidade devido à própria doença ou por conta dos tratamentos a que são submetidos, é indispensável que tenham alguns tipos de cuidados especiais durante o atual momento de epidemia de coronavírus”.
É preciso lembrar que entre os pacientes com câncer, os de maior risco são os com neoplasias hematológicas (como leucemias, linfomas e mieloma múltiplo), os que passaram por transplante de medula óssea e os em tratamento com quimioterapia.
Algumas dicas da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica aos pacientes com câncer:
- Não interromper seus tratamentos oncológicos;
- Evitar contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços;
- Evitar contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que esteja em investigação para possível infecção pelo coronavírus;
- Evitar contato com pessoas que estejam chegando do exterior, com ou sem sintomas gripais Caso apresente um dos seguintes sintomas, contatar seu médico: febre, coriza, tosse seca, falta de ar.
Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos
Jornalista: Paulo Schueler, com informações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica