A Cadernos do Desenvolvimento, publicação acadêmica semestral do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, criada em 2006, lançou seu número especial intitulado Desenvolvimento, saúde e mudança estrutural: O Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0 no contexto da COVID-19.
A edição especial da revista traz os primeiros resultados do projeto Desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto nacional e global de transformações sociais, econômicas e tecnológicas – CEIS 4.0, fruto de uma rede de pesquisa criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em colaboração com instituições na área de economia política, com destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
O projeto envolveu 35 pesquisadores altamente qualificados comprometidos com o acesso universal à saúde, o SUS e o desenvolvimento. O lançamento desta edição acontece diante de marcos, como as comemorações dos 100 anos de Celso Furtado, os 120 anos da Fiocruz e os impactos de uma pandemia com repercussões e deflagrações graves.
Se havia dúvida de que o tema Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) é de extrema importância, pois a autonomia nacional é fundamental para lidar com crises como a vivida atualmente, a realidade transbordou as dificuldades em todo o mundo, evidenciando ainda mais a necessidade de inter-relação entre economia, produção, inovação e vida.
Acesse também Crise sanitária, dependência tecnológica e capacidade produtiva do Brasil.
Fonte: Canal Saúde. Imagem: Biancoblue, Freepik.