Domingo, 12 de dezembro de 2021, celebra-se o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde (UHC, da sigla em inglês de Universal Health Coverage Day), conforme resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, que instituiu a data em 2012. A iniciativa busca conscientizar os países quanto à urgência de voltarem suas políticas e ações à ideia de que todos, em todos os lugares, devem ter acesso aos cuidados de saúde.
O lema deste ano é "Não deixe a saúde de ninguém para trás: invista em sistemas de saúde para todos", com os subtemas:
Equidade: Equilibre para garantir acesso justo aos cuidados de saúde;
Resiliência: Crie sistemas de saúde que protejam a todos;
Investimento: financiamento direto para um futuro mais saudável e seguro;
Responsabilidade: incentive as partes interessadas a agir em prol da responsabilidade;
Colaboração: Um terreno comum para o progresso global.
Na celebração de 2021, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, é uma das convidadas da Rede SDSN (Sustainable Development Solutions Network), entre outras pessoas ao redor do mundo que demonstraram “liderança e visão” no que diz respeito ao tema da universalidade no acesso à saúde, a se juntar à campanha como uma das "campeãs" do UHC Day. Nísia gravou um vídeo abordando a importância do UHC e o papel da Fiocruz para alcançar o objetivo da universalidade.
Em homenagem à data, ainda, o blog do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho publica artigos de três pesquisadores da Fiocruz. Nos textos, a partir de pontos de vista diversos, relacionados aos temas do UHC Day, os autores defendem que só com o acesso universal, integral e equânime à saúde, independentemente de poder aquisitivo, será possível alcançar a cobertura universal e a garantia do direito à saúde de forma plena a que cada cidadão do planeta faz jus.
Clique nos links para acessar os artigos:
• CEIS: caminho para enfrentar os desafios do acesso universal à saúde, por Carlos Gadelha
• Atenção primária à saúde integral em sistemas públicos universais para a garantia do direito à saúde, por Ligia Giovanella
• Uma oportunidade para o diálogo em saúde global, por Luiz Augusto Galvão e Paulo Buss
Fonte: CEE-Fiocruz. Imagem: Wirestock, Freepik.