Em 26 de janeiro completaram-se dois anos desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou seu primeiro curso no OpenWHO.org sobre o novo coronavírus. Desde então, o treinamento foi atualizado 13 vezes e no momento está disponível em 45 idiomas nacionais e locais, tendo ultrapassado 1 milhão de inscrições.
A plataforma hospeda 6,2 milhões de inscrições em 131 tópicos, incluindo 40 cursos sobre COVID-19. De acordo com a OMS, para atender às crescentes necessidades de aprendizado, o OpenWHO concentrou-se em áreas temáticas.
Em 2020, focou em informações para o público em geral, e profissionais de saúde, para que pudessem proteger a si mesmos e aos outros, incluindo informações básicas sobre a COVID-19 e medidas de prevenção e controle da circulação do vírus. Em 2021, foi priorizado o aprendizado sobre a implantação de vacinas COVID-19, com informações para profissionais de saúde.
Para este ano, a plataforma pretende expandir o apoio aos países, com conteúdo voltado às realidades locais e o desenvolvimento de canais adicionais para conteúdos originados nos países. “Todos merecem ter acesso ao conhecimento para protegerem sua saúde e a saúde de seus entes queridos”, afirmou o Diretor Executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, Dr. Michael Ryan.
Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Optimism_studio, Freepik.