O imunizante que previne contra o rotavírus humano é a vacina VRH/VORH. A aplicação acontece com uma gotinha na boca dos bebês, a partir da sexta semana de vida, para proteger contra infecções provocadas pelo rotavírus, como a diarreia, uma das principais causas de problemas estomacais nas crianças.
Durante o primeiro ano de vida, o bebê recebe grande quantidade de vacinas, diferente de outras etapas da infância e da vida adulta. As vacinas são preparadas para acompanhar cada etapa do desenvolvimento.
Com a Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre as vacinas aplicadas em cada etapa da vida. Todos os imunizantes indicados são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Pasta recomenda a vacinação de todas as crianças menores de cinco anos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação para garantia da saúde e prevenção de doenças. Dessa forma, vacinar os pequenos com as doses recomendadas é fundamental para evitar o adoecimento, além de complicações e óbitos. Todas as vacinas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.
A rotavirose é uma doença diarréica aguda causada por um vírus do gênero Rotavírus. É uma das mais importantes causas de diarréia grave em crianças menores de 5 anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.
Saiba mais sobre as rotaviroses acessando a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.
Jornalista: Tiago Souza - Ministério da Saúde
Imagem: Unicef