No dia 22 de março, Bio-Manguinhos e Farmanguinhos deram início ao ano acadêmico das instituições. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo Vinicius Fonseca, pode ser acompanhado pelo Youtube.
A mesa de abertura foi composta pelo vice-presidente de Produção e Inovação e Saúde da Fiocurz, Marco Aurélio Krieger; a coordenadora geral de Educação da vice-presidência de Educação e Comunicação, Cristina Guilam; a vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber; o diretor de Farmanguinhos, Jorge Mendonça, e a vice-diretora de Educação, Pesquisa e Inovação de Farmanguinhos, Núbia Boechat.
Em seu pronunciamento de abertura, Rosane Cuber, destacou a união das duas unidades na missão de entregar ao SUS medicamentos, vacinas e kits de diagnóstico e, agora, no compromisso pela educação. Ela agradeceu a parceria com a Anvisa, principalmente ao longo da pandemia: “a entidade sempre foi nossa aliada e nos ajudou a entregar tudo o que nos foi pedido durante aquele período”.
Jorge Mendonça falou sobre a importância das instituições na formação de alunos e na disseminação do conhecimento, por meio da publicação de artigos e pesquisas. Cristina Guilam parabenizou Bio-Manguinhos pela iniciativa de internacionalização do mestrado profissional. Marco Aurélio Krieger ressaltou da contribuição das unidades nos treinamentos oferecidos em países que não têm as mesmas capacidades tecnológicas e infraestrutura da Fiocruz. A Dra. Núbia Boechat fez uma pequena apresentação sobre os dados de educação de Farmanguinhos.
A diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, ministrou uma palestra sobre as “Ações educacionais como forma de fortalecimento do Complexo Econômico da Saúde”. Ela começou agradecendo ao convite e enfatizou a que sua “carreira foi fundamentada na educação pública, na superação de obstáculos e nas oportunidades que me foram oferecidas. E as oportunidades precisam ser para todos.” E completou: “a união, a construção, a educação e a inovação balizam as discussões que fazem com que nosso país atinja os objetivos mais nobres, o que nos leva a uma sociedade mais plural, diversificada e consciente dos seus direitos, refletindo em saúde mais democrática.”
Durante sua apresentação, Meiruze mostrou como é a atuação da Anvisa e o impacto da atuação da agência na melhoria de padrões, acesso e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população e no Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS).
Texto e imagem: Mayra Coelho