Bio-Manguinhos/Fiocruz recebeu a visita dos técnicos do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DAHTI) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Álisson Bigolin e Ana Cláudia Philippus, no último dia 28 de junho. O objetivo foi fortalecer a aproximação institucional, visando um trabalho conjunto e colaborativo entre as duas instituições.
Uma das pautas foi o objetivo comum de prover Reativos para Diagnóstico que correspondam às necessidades de atendimento à saúde dos brasileiros. Dentro do escopo de atuação do Departamento e seu planejamento estratégico, estão os planos nacionais de erradicação e eliminação de doenças como a tuberculose e as hepatites virais entre 2021 a 2025.
Segundo os porta-vozes do DAHTI, uma das estratégias para o cumprimento dessas metas são produtos na linha Point of Care (POC) e Testes Rápidos, considerando o maior alcance para o cidadão, em função de uma logística mais simples, com respostas rápidas e menor custo.
De acordo com o Vice-Diretor de Diagnósticos, Antonio Ferreira, o Instituto já fornece produtos com respostas efetivas à saúde pública com baixo custo, além de atuar no desenvolvimento e inovação de novos kits. “Buscamos novas parcerias para prospecção de produtos, seguindo as tendências do mercado global e, também incentivado o desenvolvimento próprio, principalmente na linha de diagnóstico molecular”, destacou.
Ferreira explica que a instituição conta com um modelo diferenciado de fornecimento, entregando um “pacote de serviços” agregados ao produto, incluindo assistência técnico-científica e um curto prazo de resposta aos usuários, além de guias rápidos, folders técnicos e vídeos tutoriais para todos os produtos com demanda de fornecimento.
Também foi pontuado que o Instituto está se organizando para promover inovação, baseando-se na variedade de produtos nas linhas de biologia molecular e testes sorológicos, que estão em fase de submissão de registro à Anvisa e no pipeline institucional.
Jornalista: Maria Amélia Saad
Imagem: Linda Khalili Boukai