img biointernationalEntre os dias 3 e 6 de junho, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) esteve participando da edição 2024 da BIO International Convention, em San Diego, na Califórnia (EUA). O evento é considerado o maior encontro sobre biotecnologia do mundo, com quatro dias de programação, com mais de 100 sessões interativas cobrindo uma variedade de áreas terapêuticas, desenvolvimento de negócios, saúde digital, defesa do paciente, políticas públicas e bioterapia, além de diversas oportunidades de networking.

Além de um estande no Pavilhão Brasileiro e da prospecção de novas parcerias para o Instituto, Bio-Manguinhos também esteve presente no IX Summit Brasil, seminário realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) dentro da programação da BIO. O diretor do Instituto, Mauricio Zuma, participou do painel “Impulsionando a Inovação e a Atração de Investimentos: Estrutura Laboratorial, Regulamentação e Iniciativas para o Fortalecimento do Ecossistema Brasileiro”

O encontro contou ainda com representantes da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Jansen e do Instituto Butantan, entre outros, e visou demonstrar a capacidade de geração de inovações radicais por meio de ferramentas e instrumentos atuais do Sistema Nacional de Inovação brasileiro.

Durante o painel, Zuma falou sobre a cadeia de Inovação dentro de Bio, passando pelo Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos do Instituto, até o momento de transição em que Bio-Manguinhos se encontra, onde a unidade deixou de apenas receber transferências de tecnologia para também ser o agente que desenvolve a própria tecnologia.

“Depois de 48 anos da existência de Bio-Manguinhos, a gente chegou neste ponto por investir bastante na formação dos nossos profissionais, não somente externa como também internamente”, pontuou Zuma. “O nosso mestrado tem gerado inovações fantásticas! Cada dissertação é um caso de inovação que a gente introduz em Bio-Manguinhos”, concluiu.

A BIO International Convention busca enriquecer a indústria com oportunidades de networking, parcerias e educação entre instituições de todo o mundo. A participação de Bio-Manguinhos em um evento deste porte é estratégica para posicionar o Instituto como um dos mais importantes personagens no cenário da pesquisa e produção de biotecnologia em todo o mundo.

Texto: Thais Christ
Imagem: Acervo Bio-Manguinhos

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.