peq agosto laranjaA campanha "Agosto Laranja" foi instituída em 2014 para alertar a população e conscientizar sobre a importância do diagnóstico da esclerose múltipla (EM), doença autoimune crônica que atinge o sistema nervoso central, afetando o cérebro e a medula espinhal e interferindo na capacidade de controlar diversas funções fisiológicas no indivíduo. Os sinais do transtorno neurológico surgem normalmente entre os 20 e 40 anos e é mais comum em mulheres do que em homens. Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce, aliado do tratamento, pode diminuir as chances de progressão da doença.

As comemorações do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30 de agosto) são uma oportunidade de compartilhar informações precisas e atualizadas, combater o estigma e promover uma maior compreensão sobre os desafios que os pacientes enfrentam diariamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 2,8 milhões de pessoas tenham esclerose múltipla globalmente e, no Brasil, são cerca de 40 mil. Ao atingir as células nervosas no cérebro e na medula espinhal, a doença pode causar uma gama de sintomas físicos e cognitivos, incluindo fadiga, dificuldade de movimento, alterações visuais, e problemas de memória.

Bio-Manguinhos/Fiocruz tem, desde 2015, uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) para o fornecimento do biofármaco betainterferona 1a, junto com a Merck e a Bionovis, para dar acesso a esse medicamento aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O biofármaco modula o sistema de defesa imunológico do organismo ao reduzir a agressão de linfócitos e anticorpos contra a bainha de mielina das fibras nervosas. Dessa forma, reduz as inflamações e lesões do cérebro e medula espinhal.

Pacientes que são atendidos pelo SUS recebem esses medicamentos para reduzir a frequência e a severidade das crises, enquanto uma dieta equilibrada, exercícios regulares e a manutenção de um peso saudável podem ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Freepik

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.