sbr 2024 site peqDe 18 a 21/09, a cidade de Belo Horizonte sediou o XLI Congresso Brasileiro de Reumatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Mantendo a tradição, Bio-Manguinhos/Fiocruz participou do evento, que reuniu os principais profissionais para discutir os mais recentes avanços da especialidade em uma programação diversificada e dinâmica. As médicas reumatologistas do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro (Deame) de Bio-Manguinhos, Amanda de Miranda Marques e Carla Lemos Gottgtroy, participaram da Mesa Redonda “Biossimilares”.

A mesa abordou estudos de vida real sobre a efetividade e segurança dos biossimilares na reumatologia (médica reumatologista Adriana Kakehasi), bem como dados de farmacoeconomia brasileiros com a adoção dos biossimilares (médico reumatologista Vander Fernandes), reforçando a importância dos mesmos para sustentabilidade dos sistemas de saúde com garantia da continuidade da qualidade do tratamento para o paciente.

A mesa abordou, ainda, os biológicos aprimorados (médico reumatologista Valderílio Feijó Azevedo), uma possibilidade de, através do avanço biotecnológico, promover melhorias nas moléculas de medicamentos biológicos cuja proteção patentária expirou. A discussão do tema reforça o alinhamento entre Bio-Manguinhos/Fiocruz e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) em relação aos biossimilares e fortalecimento da biotecnologia brasileira.

Valderílio Feijó Azevedo foi eleito, durante o evento, o presidente da SBR para o biênio 2027/2028. "Com muita honra e felicidade serei presidente dessa sociedade médica, que tem 75 anos e uma exuberante história de relevantes serviços prestados para a medicina e para pacientes com enfermidades reumáticas no Brasil", afirmou na ocasião.

Amanda e Valderílio fizeram parte das comissões da SBR nos últimos anos e também foram organizadores do livro "Tratado Brasileiro de Biotecnologia Em Saúde da Bancada ao Leito", que foi lançado em maio desse ano. Também são organizadores desse livro a médica reumatologista Carla Lemos Gottgtroy, a gestora do Deame, Lurdinha Maia, a tecnologista em Saúde Pública da Assessoria de Inteligência Competitiva, Aline Oliveira, e Daniel Lacerda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS/UNISINOS).

Texto: Gabriella Ponte
Imagem: Acervo/Ascom

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.