relatorio 100 dias peqNo dia 31 de janeiro de 2025, o Secretariado Internacional de Preparação para Pandemias (IPPS) lançou o 4º Relatório de Implementação da Missão dos 100 Dias, em um evento realizado em parceria com o Governo da África do Sul e o Conselho Sul-Africano de Pesquisa Médica.

Durante o evento, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, participou de uma mesa redonda sobre o fortalecimento de Parcerias Público-Privadas e também foi painelista em um workshop dedicado à construção de ecossistemas de pesquisa e desenvolvimento para a preparação e resposta a pandemias.

O relatório de 2024 destacou que, apesar de alguns avanços a nível nacional, o mundo ainda não está suficientemente preparado para uma resposta de 100 dias em caso de uma futura pandemia. O documento também apresenta a segunda versão do "scorecard" 100DM, que mostra lacunas críticas, especialmente no desenvolvimento e na implementação de diagnósticos e terapias para doenças com potencial pandêmico.

O relatório também destaca o trabalho da Global Research Collaboration for Infectious Diseases Preparedness (GloPID-R), incluindo iniciativas como o Pandemic PACT e o GloPID-R Funders Living Roadmap for Clinical Trial Coordination, que têm sido essenciais para apoiar a coordenação de ensaios clínicos na resposta a surtos. O Hub da África do GloPID-R também tem feito uma contribuição significativa para o avanço da missão dos 100 dias.

Dentro do contexto do relatório, são mencionadas diversas ações de Bio-Manguinhos/Fiocruz, que têm colaborado ativamente com a rede de fabricantes de vacinas de países em desenvolvimento (DCVMN), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA. Tais parcerias, visam expandir as capacidades de produção de vacinas com tecnologia mRNA e vetor viral na América Latina, especialmente no maior centro de produção de vacinas da região, o Campus Santa Cruz.

O relatório reafirma o compromisso global em melhorar a capacidade de resposta a pandemias e destaca a importância das colaborações Norte-Sul e Sul-Sul, como evidenciado pelas iniciativas envolvendo a Fiocruz e outras organizações internacionais.

Jornalista: Marcela Dobarro
Imagem: Rosilaine Felix

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.