Com o objetivo de debater sobre a gestão de pessoas, o Projeto de Implantação da Empresa Pública (EP-Bio) promoveu, dia 18 de fevereiro, o segundo Encontro Temático deste ano. Com o tema "Gestão do desempenho: tendências e o caso Cemig, uma empresa estatal de sucesso”, os colaboradores de Bio-Manguinhos lotaram o auditório do Pavilhão Rocha Lima para conhecer o case de sucesso de Ricardo Diniz, que trabalha há 28 anos na companhia. O encontro contou com a presença do diretor de Recursos Humanos da Fiocruz, Juliano Lima, e do de Bio, Artur Couto.
O evento foi aberto com uma palestra de Eduardo Faro, diretor da Pricewaterhouse Coopers (PwC). O especialista mostrou que é essencial que o RH mantenha uma ótima gestão de desempenho individual de seus colaboradores e que esteja alinhado à missão e visão das organizações. “É preciso evitar falta de direção, objetivos conflitantes e liderança desconectada. O importante é determinar os pilares de uma gestão bem sucedida: desenvolvimento, reconhecimento e integração”, explicou Faro.
Eduardo Faro, da PwC, abriu o evento - Imagem: Bernardo Portella - Ascom/Bio-Manguinhos
Já Diniz contou da profunda mudança que ocorreu na Cemig, que entre 2005 e 2009 redefiniu o papel do RH buscando alinhamento desta área aos novos desafios empresariais e às novas demandas do setor. “Fizemos uma transformação completa, até no modelo organizacional. Crescemos e começamos a atuar no país inteiro. Precisávamos atrair e reter talentos. Para isso, fizemos um monitoramento de implantação do novo modelo e criamos uma avaliação capaz de medir as competências dos nossos colaboradores. Colocar como prioridade o crescimento profissional fez com que todos tivessem mais comprometimento com metas e melhorias”, ressaltou. Dúvidas referentes à progressão de carreira, por exemplo, foram respondidas pelos especialistas ao final das apresentações.
Jornalista: Gabriella Ponte