Ao lado de membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Saúde; e Ciência e Tecnologia, representantes de Bio-Manguinhos estão presentes na vigésima primeira edição do maior evento de biotecnologia do mundo, a BIO International Convention, realizada de 23 a 26 de junho, em San Diego, na Califórnia (EUA). O evento é promovido pelo organismo internacional Biotecnology Industry Organization (BIO).
Para promover a troca de conhecimentos, experiências e expertise no setor, o diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto, viajou com o gerente da Divisão de Marketing e Novos Negócios, André Totino, e a coordenadora da Assessoria de Comunicação, Renata Ribeiro. Também estão presentes representantes da Fiocruz, como o c coordenador do Programa de Desenvolvimento de Insumos para a Saúde (PDTIS), Wim Degrave, e o coordenador da Rede de Insumos para Diagnóstico (RID) do PDTIS, Marco Aurelio Krieger.
A convenção internacional reuniu também órgãos reguladores, cientistas e indústria farmacêutica, que apresentaram propostas e perspectivas no Fórum de Negócios BIO, no qual foram realizadas sessões sobre tendências de biotecnologia, questões políticas e inovações tecnológicas.
Evento recebe este ano participantes de 65 países. Imagem: Convention.bio.org
No dia 25, o Fórum “Oportunidades Emergentes no Mercado Global”, conta com uma programação inteiramente dedicada ao Brasil. Farão parte das apresentações dos painéis instituições governamentais brasileiras, como o MDIC, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a Anvisa, a agência de fomento à pesquisa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outras.
A programação do evento conta com debates para levantar questões específicas do nosso país, além de uma apresentação da ex-secretária dos Estados Unidos, Hillary Clinton.
Wim Degrave, Marco Aurelio Krieger e André Totino.
Imagem: Ascom / Bio-Manguinhos
As palestras do fórum dedicado ao Brasil terão como temas Programa brasileiro “Ciência sem Fronteiras”: O que está sendo feito para educar os líderes de amanhã?; Como os Regulamentos Eficientes e Transparentes em Ensaios Clínicos podem melhorar resultados em Ciência, Inovação e Saúde nos Mercados Emergentes; Copa do Mundo: Elite da Industrial Biotecnológica olha para o Brasil para grandes vitórias; e Evolução e Tendências em Políticas Públicas para a Biotecnologia no Brasil.
Para acompanhar toda a programação do evento, clique aqui . Assista ao vídeo "Mais que um evento" aqui.
Jornalista: Gabriella Ponte