Nessa terça (2/3), 50 jovens do Projeto Fazendo e Aprendendo (uma parceria da Fiocruz com a Associação São Martinho) participaram da abertura do ano letivo das atividades pedagógicas. De março a novembro, eles terão aulas sobre saúde e sexualidade, trabalho e legislação, saúde mental e dependência química.
Jorge Luiz Fernandes realiza atividades de apoio no Departamento de Recursos Humanos (DEREH). Milleny Farias está no Departamento de Garantia da Qualidade. Marcus Vinicius iniciou seu estágio no DEREH na segunda-feira (8/3). "Este é o meu primeiro trabalho. Nesta semana, pude conhecer algumas áreas de Bio e espero melhorar o meu desempenho", declara Marcus.“Estarei mais qualificada aos 18 anos”, diz Larissa Gabrielle depois do seu primeiro mês na Assessoria de Comunicação. “Antes o computador para mim era sinônimo de Orkut e MSN, hoje, vejo de outra forma. Aprendi a usar o Excel, o Word e sei fazer uma planilha. Meu foco para o futuro é estudar inglês e francês, fazer um curso para saber mais sobre webdesign e vestibular para direito”.
Visitas culturais
"Quero conhecer o Cristo Redentor e o teatro!" Foram pedidos registrados pelos jovens em um questionário sócio-econômico e étnico-cultural aplicado. “Muitos deles não conhecem o Cristo nem assistiram uma peça teatral”, lembrou a coordenadora do projeto na Fiocruz, Elaine Lucia da Silva, na aula inaugural . Os alunos ingressam no Fazendo e Aprendendo aos 16 anos e saem com 18. Nesse período têm acesso ao universo do trabalho, aulas temáticas na Fundação e à cultura.